Notícias

A água é para todos... Vamos economizar água!

O desperdício de água pode ser evitado de diversas maneiras e não precisa ser entendido como algo complicado. É imprescindível que toda a família use a água de forma consciente. Como? Vejamos...

44.194

Por Organizado por: Prof. Miguel A. Teodoro, fonte
Publicado em 24/03/2021 às 14:59  •  atualizado há 25 minutos

Você já deve ter acompanhado reportagens e campanhas de conscientização a respeito do consumo doméstico de água, certo? Elas são frequentemente apresentadas à população, afinal, saber como economizar água é importante tanto para evitar a escassez quanto para reduzir a conta.

Além do custo no seu bolso, é importante saber que a água é um recurso cada vez mais escasso no planeta. Por isso, a economia deve fazer parte da rotina de toda família. Nem sempre basta apenas tomar banhos mais rápidos. Existem diversas formas eficientes de economizar.

Neste artigo, você entenderá a importância de não desperdiçar água em casa, tanto do ponto de vista financeiro quanto do meio ambiente, e acompanhará 20 dicas essenciais para economizar água na sua rotina.

Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para consumir esse recurso natural no dia a dia com muito mais consciência. Vamos lá?

Por que é importante economizar água em casa?

Vivemos em uma sociedade com hábitos de consumo muito acentuados e que alcançam uma expressividade cada vez mais considerável. Nesse sentido, qualquer medida tomada para inverter essa tendência é relevante.

Pensando na água, ela é usada no nosso dia a dia para o consumo e o preparo de alimentos. O recurso também é utilizado para o banho, a limpeza, entre outras atividades. Antes de chegar até nós, ela deve ser tratada para garantir sua potabilidade.

Como você pode ver, os recursos hídricos são fundamentais para a humanidade, e a preocupação com seu uso correto deve ser constante.

Apesar de cerca de 70% do planeta ser coberto pela água dos oceanos, apenas cerca de 2% dela é água potável. Portanto, a forma como usamos a água em casa precisa ser repensada, visto que se trata de um importante recurso que pode faltar em um futuro próximo.

Além dos investimentos governamentais, é fundamental que a população faça sua parte em busca da sustentabilidade. A economia de água não apenas preserva o ambiente, mas também reflete em economia financeira, já que a conta tende a ficar menor.

Vale lembrar, ainda, que a água que chega à nossa casa tem um custo de captação, tratamento e distribuição. Quanto mais desperdiçamos os recursos hídricos, mais caros os processos ficam, aumentando os custos para todos.

Quais tarefas diárias consomem mais água?

Se economizar água é tão importante, é preciso entender as tarefas do nosso dia a dia que mais consomem o recurso. Primeiro, precisamos saber que, em comparação com outros setores, o uso doméstico e residencial é, proporcionalmente, o que menos consome água.

Ainda assim, medidas de reúso e de redução do consumo individual são formas de garantir a disponibilidade do recurso para as próximas gerações. Entre as atividades domésticas que mais gastam água estão:

tomar banho;

dar descarga no vaso sanitário;

lavar o carro com mangueira;

escovar os dentes com a torneira aberta;

vazamentos;

lavar calçadas com mangueira.

Como evitar o desperdício de água?

De forma geral, podemos entender o desperdício como uma despesa extra ou desnecessária, uma perda (pequena ou considerável) ou um esbanjamento. Isso pode fazer com que gastemos mais dinheiro. Assim, é necessário existir um equilíbrio nos gastos para evitar problemas.

O desperdício de água pode ser evitado de diversas maneiras e não precisa ser entendido como algo complicado. Contudo, é imprescindível que toda a família esteja empenhada em consumir de forma consciente para que os resultados sejam percebidos.

Uma das formas mais interessantes de evitar o desperdício de água é reutilizá-la. É possível, por exemplo, reaproveitar a água da chuva, da máquina de lavar, do banho e até mesmo do ar-condicionado.

Algumas atividades que podem ser feitas com o recurso reaproveitado são: limpar automóveis, lavar calçadas e usar na descarga de vasos sanitários. Com essas atitudes, você perceberá como os resultados vão se refletir na conta de água.

Como ensinar as crianças a evitar o desperdício?

O uso racional da água é um dever de todos, inclusive das crianças. Então, ensinar os pequenos a consumir de maneira consciente é essencial para incentivar o consumo responsável. Para isso, é importante dar bons exemplos todos os dias e incentivar mudanças de atitude dentro de casa.

Uma dica é explicar para a criança que a água é um recurso fundamental para o planeta. Elas devem entender que a vida e o bem-estar dos seres humanos, das plantas, dos animais e de todos os seres vivos dependem diretamente desse líquido tão essencial.

Algumas formas interessantes de abordar o assunto são vídeos na internet, filmes, documentários, músicas e até brincadeiras. Essas estratégias ajudam as crianças e os jovens a entender os argumentos de forma lúdica e divertida.

Para ensinar os pequenos a não desperdiçar água, é importante frisar que cada um de nós precisa fazer a sua parte com atitudes simples no dia a dia. Bons exemplos são o hábito de tomar banhos mais rápidos ou escovar os dentes com a torneira fechada.

Também é pertinente contar ao seu filho que é possível reutilizar a água em atividades domésticas, como manter a varanda ou o quintal de casa limpos aproveitando a água usada para lavar as roupas.

Outra opção é incentivar a criança a pesquisar possíveis formas erradas de consumir água. Além disso, é interessante estimular seus filhos a comunicar aos adultos quando encontrarem canos com vazamento, torneiras abertas ou situações de desperdício ou consumo inapropriado de água.

Qual é a melhor forma de economizar água?

Certamente, a melhor forma de economizar é ter hábitos mais econômicos em relação ao uso da água no dia a dia. Ao inserir na sua rotina as práticas que vamos apresentar, fica mais fácil combater o desperdício.

No entanto, mudar alguns hábitos pode ser um grande desafio para algumas pessoas. Nesse caso, as mudanças podem acontecer aos poucos para que se tornem definitivas. Com o tempo, o novo costume será parte do dia a dia.

20 dicas para economizar água no dia a dia

Agora que você já sabe a importância de poupar água e evitar o desperdício, vamos à parte prática. Confira, a seguir, 20 dicas que podem começar a ser praticadas a partir de agora e ajudar você no processo de economizar água no dia a dia!

Tome banhos curtos

Banhos muito longos podem representar um grande consumo de água. Por isso, o ideal é que eles sejam mais curtos. Além disso, é importante evitar que o chuveiro fique ligado enquanto você vai ensaboar o corpo ou lavar o cabelo. Só o acione quando for necessário.

Armazene a água da chuva

A água da chuva não é considerada potável e apta para o consumo, mas pode ser muito bem aproveitada em algumas tarefas domésticas. Use bacias, baldes ou tonéis para armazená-la. Depois, você pode utilizá-la para limpar a casa, regar as plantas, lavar o carro etc.

Feche as torneiras

Na hora de lavar as mãos, escovar os dentes ou se barbear, é muito importante manter a torneira fechada. Só abra quando você realmente for precisar da água. Essa atitude simples pode evitar um grande desperdício ao longo do tempo.

Verifique vazamentos

É sempre importante verificar se seu chuveiro, vaso sanitário, tanque ou torneiras  apresentam vazamentos. Por menores que possam parecer, como no caso do gotejamento das torneiras, ao longo dos meses, o valor desperdiçado pode ser considerável.

Além disso, alguns vazamentos internos podem ser difíceis de detectar. Nesses casos, é importante contar com a avaliação de um profissional.

Economize na descarga

Já é possível encontrar no mercado descargas ecológicas com duplo acionamento — um mais forte e outro mais fraco. O sistema pode ser instalado em descargas de parede ou em caixas acopladas. Se isso não for possível, você pode controlar o tempo e a pressão no momento de apertar o botão.

Reaproveite a água do cozimento de alimentos

Você sabia que é possível aproveitar a água utilizada no cozimento? A que você usou para cozinhar legumes e vegetais, por exemplo, pode ser reaproveitada em outras situações, como na hora de fazer o arroz. Outra opção é usá-la para regar as plantas da sua casa.

Cuide da piscina

Quem tem piscina em casa deve evitar fazer trocas frequentes da água. Você pode aprender a fazer a limpeza correta para evitar o descarte de todo o volume do líquido. Muitas vezes, o uso de produtos adequados é suficiente para preservar a água e mantê-la limpa por mais tempo.

Use a vassoura na calçada

Não há necessidade de utilizar a mangueira para lavar a calçada, pois essa atividade tem um grande consumo de água. Por isso, prefira utilizar uma vassoura e, se for necessário usar água, prefira lançar mão de alguma que venha de reúso.

Aposte em sistemas de reutilização

Existem diversas formas de captar e reutilizar a água. Em geral, os sistemas de reutilização têm um custo, mas o investimento pode gerar, no longo prazo, economia no consumo de água e na conta. Por isso, vale a pena analisar a possibilidade, de acordo com a sua condição.

Lave o carro com balde

Da mesma forma que não é necessário utilizar a mangueira para lavar a calçada, o mesmo vale para o carro. Usar o balde nessa atividade é simples e, com organização, o processo de limpeza pode ser rápido e eficiente.

Use a máquina de lavar roupas com consciência

A máquina de lavar deve ser escolhida de acordo com o número de moradores da casa e com o volume de roupas lavado por semana. Além disso, o ideal é sempre utilizá-la com a capacidade máxima, o que ajuda a economizar tanto água quanto energia.

Reutilize a água da máquina de lavar

Além da dica anterior, a água que sai da máquina de lavar pode ser muito útil em outras atividades. Você pode utilizá-la para lavar a calçada, a varanda ou outra parte da casa. Outra possibilidade é usá-la para lavar os panos de chão.

Faça manutenção regular no ar-condicionado

O seu ar-condicionado fica pingando? Para evitar o desperdício da água, você pode colocar um balde embaixo da goteira e reaproveitá-la. Também é importante realizar as manutenções do aparelho para evitar gastos desnecessários.

Use redutor de vazão

Torneiras e chuveiros podem gastar menos água com a instalação de redutores de vazão. O dispositivo faz a compensação da pressão da água dentro dos equipamentos e impede a passagem de um fluxo maior do que o preestabelecido.

Limpe antes de lavar

Antes de lavar a louça, é importante limpar bem pratos, talheres e panelas, retirando o excesso de alimentos antes de abrir a torneira. Caso tenha máquina de lavar louças, procure ligar o eletrodoméstico apenas quando estiver cheio.

Tenha atenção à caixa-d’água

Ao encher a caixa-d’água, não a deixe transbordar e mantenha-a fechada para evitar evaporação. Além disso, faça manutenções periódicas para evitar gastos desnecessários. Com o consumo moderado, as chances de ela durar mais são maiores.

Não jogue lixo no vaso sanitário

Jogar lixo no vaso sanitário pode fazer com que você precise utilizar mais água para eliminar os resíduos. Além disso, também existe o risco de estragar a tubulação e gerar vazamentos que, muitas vezes, não conseguimos identificar com facilidade.

Utilize copos com moderação

Ao utilizar um copo para beber água, você precisará do equivalente a dois copos para lavá-lo. Portanto, é interessante separar apenas um utensílio para utilizar durante o dia. Ao separá-lo para uso diário, não é necessário lavá-lo com água e sabão todas as vezes que o utilizar.

Use regador

Independentemente de você ter um quintal com diversos vasos, um jardim ou apenas algumas plantas, prefira usar o regador no lugar da mangueira. Dessa forma, a água vai diretamente para o local correto.

Com a mangueira, o desperdício pode ser grande, pois parte da água pode ir para o chão. Além disso, lembre-se de que nem todas as plantas precisam de uma quantidade grande de água. O regador ajuda a fornecer a quantidade correta.

Não encha a banheira

Se você tem banheira em casa, considere não a usar todos os dias, pois o consumo de água é maior. Ao preparar um banho relaxante, vale a pena ter o cuidado de não enchê-la completamente. Colocar água até um pouco mais da metade da sua capacidade já funciona.

Você acabou de ver que economizar água de forma simples e prática não é tão difícil. Por isso, procure conscientizar seus familiares e amigos e mostrar a importância da economia tanto para o orçamento quanto para a preservação do meio ambiente!

FONTE: https://live.apto.vc/como-economizar-agua-no-dia-a-dia-confira-20-dicas-essenciais/

Vídeo

Fotos

A água é para todos... Vamos economizar água!

https://saaeguacui.es.gov.br/noticia/2021/03/a-agua-e-para-todos-vamos-economizar-agua.html

Publicações relacionadas

Noticia Fábula do Beija-Flor  há 1 mês  •  Notícias

Noticia Dia Mundial da Água 2023 O Dia Mundial da Água está chegando. No dia 22 de março é comemorado mundialmente o Dia da Água. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. há 1 mês  •  Notícias

Noticia Relatório Mensal de mão-de-obra externa e interna: novembro 2022  há 1 mês  •  Notícias

Noticia SAAE INFORMA - SAAE INFORMA - há 1 mês  •  Notícias

Noticia SAAE INFORMA SAAE INFORMA há 1 mês  •  Notícias

Noticia SAAE REALIZA Saae realiza limpeza na caixa de esgoto no Bairro Lagoa há 2 meses  •  Notícias

Noticia SAAE EM AÇÃO Substituição de ligação de esgoto no Bairro Cid Moreira há 2 meses  •  Notícias

Noticia SAAE REALIZA SAAE em ação promove limpeza e elimina esgoto a céu aberto, na localidade bairro Lagoa há 2 meses  •  Notícias

Noticia A água é para todos... Vamos economizar água! O desperdício de água pode ser evitado de diversas maneiras e não precisa ser entendido como algo complicado. É imprescindível que toda a família use a água de forma consciente. Como? Vejamos... há 3 meses  •  Notícias

Noticia Você sabe como é feito o tratamento da água que chega até a sua torneira? A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde do ser humano. há 3 meses  •  Notícias

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitar