A ESTRUTURA DO SAAE

Texto de: Wagner José Martinho

Servidor do SAAE

Atualizado por: Miguel Aparecido Teodoro

Superintendente de Serviços Operacionais do SAAE – maio de 2021.

O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guaçuí – ES, foi criado pela Lei Municipal nº 1970/90. Possui personalidade jurídica própria, autonomia econômica, financeira e administrativa.

Em 1990 o Município contava com aproximadamente 15.000 habitantes que juntos consumiam 2 milhões e 300 mil litros de água/dia. De acordo com o censo publicado em 2007, foi constatada uma população de 25.761 habitantes, que consumia mais de 3 milhões e 800 mil  litros/dia. Assim, no citado ano de 2007, registrou-se um acréscimo de mais de 1 milhão e 500 mil litros de água tratada por dia.

Em 2020, segundo dados do IBGE, a população estimada do município era de 31.122 habitantes. Esta população, atualmente, consome cerca de, aproximadamente, 10 milhões de litros de água por dia, o que obriga ao SAAE a tratar, mensalmente, cerca de 324.066.139 (Trezentos e vinte e quatro milhões, sessenta e seis mil e cento e trinta e nove) litros de água para atender a toda a população. Fato que requer grande investimento, muita dedicação, esforço, técnica e operacionalização frente aos inúmeros obstáculos que se apresentam no cotidiano e no exercício das atividades operacionalizadas por uma pequena equipe de grandes profissionais.

O objetivo principal desta autarquia engloba a captação, adução, tratamento, recalque e distribuição de água potável, atendendo todas as normas da Portaria n° 518 do Ministério da Saúde e respectivos artigos, com aplicações de: Sulfato de Alumínio, Hipoclorito de Cálcio, Flúor e análises constantes cujos parâmetros microbiológicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e não ofereçam riscos à saúde.

Em Guaçuí já se encontra em fase de execução, com recursos do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento) e com a contrapartida do município, o projeto de coleta do esgoto sanitário gerado na cidade e tratamento do mesmo, que é um grande desafio mundial.

Compete ao SAAE, diretamente e com exclusividade, operar, manter, conservar e explorar os serviços públicos de água potável e de esgoto sanitário em todo o município de Guaçuí, gerenciando captações e realizando estudos, visando ampliar o sistema de abastecimento da cidade, tendo um maior controle sobre o consumo e o pagamento das taxas. Assim, toda a obra que implique interferência nos sistemas de água e esgotos, somente poderá ser feita pelo SAAE, através de seus funcionários.

A receita do SAAE é oriunda dos valores arrecadados com o consumo de água, utilização da rede de esgoto, tarifa de ligações e religações de água e esgoto.

Todas as receitas e despesas (com funcionários, compras, prestação de serviços, obras, etc.), são controladas diariamente pelo setor de contabilidade do SAAE, que envia, relatórios mensais a Administração Municipal, Câmara de Vereadores e Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.

Mantendo um constante aperfeiçoamento técnico, o SAAE aplica os melhores e mais modernos métodos, visando manter a qualidade da água e a ampliação do sistema de saneamento do município, melhorando o atendimento ao público em espaços confortáveis e bem planejados.

A captação de água bruta no município de Guaçuí é feita atualmente em dois pontos:

1) A rede adutora de São Felipe com 9.928 metros de extensão e com a capacidade de vazão de 55 litros por segundo, construída há mais de 40 anos com tubos de ferro fundido e com diâmetros entre 250 a 200 mm até a chegada na ETA (Estação de Tratamento de Água) no Morro do Cristo.

2) A adutora da Luzia com 4.585 metros de extensão. No ano de 1997 foi construída uma rede com tubos de PVC com 150 mm de diâmetro, paralela a outra rede de amianto construída há mais de 50 anos. A vazão das duas redes (amianto+PVC) atinge 57 litros por segundo.

Os 112 litros por segundo oriundos das duas adutoras, São Felipe e Luzia, são canalizados até a ETA principal (Estação de Tratamento de Água), que está localizada no Morro do Cristo, atualmente com o potencial de tratar até 120 litros por segundo, operando em regime de plantão 24 horas. Com o término das obras do PAC1 será atingido o potencial máximo de 150 litros por segundo.

Temos também uma Estação de Tratamento de Água localizada no Morro Antônio Martins, atualmente com o potencial de tratar 15 litros por segundo. Essa ETA opera na distribuição e armazenamento em conjunto com a ETA principal, interligadas através de uma rede de PVC de 150 mm de diâmetro.

Além dessas duas ETAs citadas, ainda temos dois distritos: São Pedro de Rates e São Tiago, que contam com pequenas estações de tratamento com o potencial de 5 litros por segundo de água tratada, as quais futuramente também serão contempladas com projetos de ampliação.

No presente momento, temos um total de 8.710 ligações ativas, sendo: 7281 hidrometradas e 1429 por hidrometrar, o que significa que, ainda, há muitos hidrômetros por instalar.

 

Página inicial

 

https://saaeguacui.es.gov.br/estrutura.html

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitar