CAPTAÇÃO DE ÁGUA DAS NASCENTES DE SÃO FELIPE E LUZIA

Foto: Captação de São Felipe

CAPTAÇÃO DAS NASCENTES DE SÃO FELIPE E LUZIA.

A captação de água bruta no município de Guaçuí é feito por três redes de adução, uma com 9.928 metros de extensão a adutora de São Felipe com a capacidade de vazão de 55 litros por segundos, construída a mais de 40 anos com tubos de ferro fundido e com diâmetros entre 300 a 200mm até a chegada na ETA (Estação de Tratamento de Água) no Morro do Cristo.

A adutora da Luzia com 4.585 metros de extensão (foto abaixo), no ano de 1997 foi construída uma rede com tubos de PVC com 150mm de diâmetro paralela a outra rede de amianto construída a mais de 50 anos, somando as duas redes (amianto+PVC) atinge uma vazão de 57 litros por segundos.

Foto: Captação de São Felipe (comporta)

Os 112 litros por segundo que soma as adutoras, São Felipe e Luzia são canalizadas até a ETA (Estação de Tratamento de Água) principal, que está localizada no Morro do Cristo com o potencial de tratar até 120 litros por segundos, operando em regime de plantão 24hs por dia.

Temos também uma Estação de Tratamento de Água localizada no Morro Antonio Martins atualmente com o potencial de tratar 6 L/S, e com o projeto de ampliação para 15 L/S (em fase de construção). A ETA opera na distribuição e armazenamento em conjunto com a ETA Principal, interligada com uma rede de PVC com 150mm de diâmetro.

Obstante a essas duas ETA’s citadas, ainda temos 2 distritos: São Pedro de Rates e São Thiago, pequenas estações de tratamento com o potencial de 5L/S de água tratada, que também vão ser contemplada futuramente com novos projetos de ampliação.

Wagner José Martinho
Servidor  do SAAE

Página inicial

https://saaeguacui.es.gov.br/captacao.html

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitar