banner

Você sabe o que é um hidrômetro?

O hidrômetro é um aparelho de precisão utilizado para medir e registrar o volume de água. Ele é usualmente chamado de medidor ou relógio de água e marca a quantidade de água que você consome toda vez que ela é utilizada. Então toda vez que você abre o chuveiro, abre uma torneira, dá descarga ou liga a máquina de lavar roupas, o hidrômetro da sua casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho, também mede o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício. 

Por que preciso ter um hidrômetro? 

O hidrômetro garante a cobrança justa do consumo de água, além de ajudar você a evitar desperdícios e preservar o meio ambiente. O SAAE cobra pelos serviços de tratamento e distribuição de água. Quanto maior for o seu consumo, maior será o valor da sua conta. 

Como é feita a leitura do Hidrômetro? 

Um leiturista devidamente autorizado e identificado é responsável por visitar empresas e residências para fiscalizar o funcionamento dos hidrômetros e acompanhar as medições mensalmente. O cálculo é baseado na diferença da leitura anterior com a leitura atual.

Por exemplo: Se na leitura anterior o hidrômetro marcou 3520 m³ e na leitura atual marcou 3534 m³, é só subtrair a diferença. No exemplo, o gasto foi de 14 metros cúbicos. 

É muito importante entender que: 1 m³ = 1.000 litros 

Para acompanhar o consumo em sua residência ou empresa anote os números PRETOS do hidrômetro, eles mostram quantos metros cúbicos de água foram consumidos. Aí é só fazer um acompanhamento periódico e tirar a diferença. 

O acompanhamento frequente da movimentação do Hidrômetro é o principal meio de antecipar eventuais picos de consumo ou identificar problemas de vazamentos. 

Quando é necessária a troca do Hidrômetro? 

A troca do hidrômetro pode se dar pela periodicidade de manutenção, limite do volume registrado, ou defeito/falha no equipamento, detectados pelo funcionário responsável pela leitura do hidrômetro. A solicitação de troca pode ser realizada por inicitaiva do SAAE quando constatada alguma irregularidade ou a pedido do usuário.

 

Outras informações sobre Hidrômetro:

1. A cúpula é giratória. Deve ficar posicionada de forma a facilitar a leitura;

2. O lacre não poderá ser removido;

3. O número do hidrômetro está impresso em sua conta de água;

4. A seta indica o fluxo da água, portanto a correta instalação do hidrômetro.  

Ao ser instalado, o hidrômetro está calibrado e em perfeitas condições de uso:  

1. O hidrômetro deverá ser bem cuidado e conservado, os lacres têm de ser mantidos intactos;

2. Evite que crianças ou outras pessoas mexam no hidrômetro;


A fabricação, a especificação e a instalação dos hidrômetros obedecem às normas técnicas e portaria dos órgãos responsáveis. No Brasil, esses órgãos são ABNT e INMETRO.

ATENÇÃO... MUITA ATENÇÃO: 

O SEU HIDRÔMETRO POSSUI UM LACRE QUE NÃO DEVE SER VIOLADO. A CONSERVAÇÃO E GUARDA DO APARELHO SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO. 

ADULTERAR O HIDRÔMETRO É CRIME!!!

 

Página inicial

https://saaeguacui.es.gov.br/conheca-o-funcionamento-de-um-hidrometro.html

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitar