Acessibilidade

RECURSOS PARA ACESSIBILIDADE

Este portal foi criado e implementado de acordo com as diretrizes estabelecidas no Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (E-Mag), do Governo Federal.

O portal foi construído utilizando-se técnicas modernas que permitem o seu aproveitamento em mídias impressa ou portátil (celular). É possível navegar pelo conteúdo usando apenas a tecla TAB para avançar pelos elementos da tela (atalhos e campos interativos), ou SHIFT + TAB, para retroceder, dispensando-se, assim, o mouse e ajudando as pessoas com deficiência motora.

Outro recurso de navegação, que auxilia pessoas com restrições motoras, é o uso de teclas de acesso. Quando um campo interativo é selecionado, o mesmo é realçado, ou seja, o cursor se posiciona de forma a permitir que o leitor preencha texto, selecione opções, etc. Quando um atalho é selecionado, o navegador o abre imediatamente (o Internet Explorer, entretanto, requer pressionamento da tecla ENTER).

Cada navegador implementa este recurso de uma forma. Segue uma lista dos navegadores mais comuns, bem como da combinação de teclas necessárias para simplificar a navegação:

 WINDOWSLINUXMAC
Internet ExplorerALT + tecla de atalhoindisponívelindisponível
ChromeALT + tecla de atalhoALT + tecla de atalhoCONTROL + ALT + tecla de atalho
FirefoxALT + tecla de atalhoALT + tecla de atalhoCONTROL + ALT + tecla de atalho
SafariALT + tecla de atalhoindisponívelCONTROL + ALT + tecla de atalho
OperaALT + tecla de atalhoALT + tecla de atalhoALT + tecla de atalho

As teclas numéricas estão dispostas segundo a ordem de leitura dos conteúdos da página. Estas são as teclas de acesso disponíveis:

FUNÇÃOTECLA DE ACESSO
Página principal0
Ir para o conteúdo1
Ir para a busca2
Ir para o menu3
Ir para o rodapé4
Aumentar a fonte5
Voltar à fonte padrão6
Contraste7
Esta página de acessibilidade8
Mapa do site9

No topo de cada página existe um menu de atalhos que fornecem acesso rápido a todos os pontos relevantes da mesma. Este menu pode estar oculto, mas sua funcionalidade sempre está disponível. Os atalhos são os mesmos das teclas de acesso, conforme a tabela anterior. Já os disponíveis em várias páginas, foram dimensionados para facilitar o acesso para quem tem dificuldade motora.

ACESSIBILIDADE VISUAL

Além disso, todas as imagens usadas no portal apresentam descrição textual. Esse recurso atende às pessoas com deficiência visual, que utilizam leitores de tela para ter acesso ao conteúdo do portal.

Para quem tem problemas de visão, o portal conta com um recurso de redimensionamento do texto (botões A+ e A-). Essa funcionalidade, que existe nos navegadores mas é de conhecimento de poucos, foi replicada no portal e encontra-se em lugar de fácil visibilidade, no alto das páginas, à direita ou através das teclas de acesso.

Ainda no que se refere à acessibilidade visual, o portal não apresenta nenhum elemento visual animado que possa desencadear crises de epilepsia nos seus usuários.

No tocante à acessibilidade cognitiva, os textos institucionais e noticiosos do portal são produzidos tendo como foco informar e orientar o cidadão a respeito dos serviços oferecidos e a forma de utilizá-los. Buscou-se, em muitas áreas, implementar o tom pedagógico, descrevendo-se etapas e a documentação necessária.

Leis e decretos sobre acessibilidade

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitar