Notícias

Você sabe como é feito o tratamento da água que chega até a sua torneira?

A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde do ser humano.

3.283

Por Prof. Miguel A. Teodoro, fonte SAAE - Guaçuí/ES
Publicado em 18/03/2021 às 08:17  •  atualizado há 51 minutos

Você sabe como a água bruta é tratada para que realmente se torne "água potável"? Não! Então leia o artigo abaixo e saiba como...

A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde do ser humano. Cada etapa do tratamento representa um obstáculo à transmissão de infecções.

Entenda os cuidados que o SAAE de GuaçuÍ/ES tem para fazer chegar até sua residência a água potável:

A água bruta, que é captada da nascente de São Felipe – Guaçuí/ES, ao chegar na Estação de Tratamento de Água, que se localiza no morro do Cristo Redentor, primeiramente passa pelo processo de COAGULAÇÃO.

Como se dá o processo de Coagulação da água?

O processo de Coagulação da Água ocorre quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio. Este elemento faz com que as partículas de sujeira iniciem um processo de união, preparando-a para o processo de FLOCULAÇÃO.

Como ocorre o processo de Floculação da água?

O processo de Floculação da água ocorre quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos de sujeira. A partir daí, a água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a DECANTAÇÃO

Como ocorre o processo de Decantação da água?

O processo de Decantação da Água ocorre em tanques separados, onde as impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques ou ficando presas em suas paredes. Feito isso, a água está preparada para o processo de Filtração.

Como ocorre o processo de Filtração da água?

O processo de Filtração da água acontece quando a água passa por grandes filtros com camadas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). No tanque de filtração ficarão retidas as impurezas que passaram pelas fases anteriores.

Importante destacar que, neste ponto, a água já é potável, mas o processo não para por aí, pois para maior proteção contra o risco de infecções de origem hídrica, é feito o processo de DESINFECÇÃO.

Como ocorre o processo de Desinfecção da água?

O processo de Desinfecção da água é quando ela recebe a cloração, para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor. Nesse processo pode ser usado o hipoclorito de sódio, cloro gasoso ou dióxido de cloro. Feito isso, a água está pronta para ser Fluoretada.

Como acontece o processo de Fluoretação da Água?  – um processo que visa a proteção dentária.

O processo de Fluoretação da Água ocorre quando será adicionado fluossilicato de sódio ou ácido fluossilícico em dosagens adequadas. A função disto é para prevenir e reduzir a incidência de cárie dentária, de modo especial nos consumidores de zero a 14 anos de idade, período de formação dos dentes.

Depois de todos esses processos, a água ainda não está pronta. Por quê?

Porque ela precisa passar pela última ação neste processo de tratamento que é a CORREÇÃO de pH. O que é isso?

A Correção de pH da Água ocorre quando é adicionado cal hidratada ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede e da residência dos usuários.

Agora, sim! A água está pronta para ser consumida. Faça bom uso, porém, lembre-se: Economize água!

 Texto organizado por: Prof. Miguel A. Teodoro - SAAE – Guaçuí/ES

Fotos

Você sabe como é feito o tratamento da água que chega até a sua torneira?

 

 

 

 

 

Arquivos disponíveis

https://saaeguacui.es.gov.br/noticia/2021/03/voce-sabe-como-e-feito-o-tratamento-da-agua-que-chega-ate-a-sua-torneira.html

Publicações relacionadas

Noticia Fábula do Beija-Flor  há 1 mês  •  Notícias

Noticia Dia Mundial da Água 2023 O Dia Mundial da Água está chegando. No dia 22 de março é comemorado mundialmente o Dia da Água. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. há 1 mês  •  Notícias

Noticia Relatório Mensal de mão-de-obra externa e interna: novembro 2022  há 1 mês  •  Notícias

Noticia SAAE INFORMA - SAAE INFORMA - há 1 mês  •  Notícias

Noticia SAAE INFORMA SAAE INFORMA há 1 mês  •  Notícias

Noticia SAAE REALIZA Saae realiza limpeza na caixa de esgoto no Bairro Lagoa há 2 meses  •  Notícias

Noticia SAAE EM AÇÃO Substituição de ligação de esgoto no Bairro Cid Moreira há 2 meses  •  Notícias

Noticia SAAE REALIZA SAAE em ação promove limpeza e elimina esgoto a céu aberto, na localidade bairro Lagoa há 2 meses  •  Notícias

Noticia A água é para todos... Vamos economizar água! O desperdício de água pode ser evitado de diversas maneiras e não precisa ser entendido como algo complicado. É imprescindível que toda a família use a água de forma consciente. Como? Vejamos... há 3 meses  •  Notícias

Noticia Você sabe como é feito o tratamento da água que chega até a sua torneira? A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde do ser humano. há 3 meses  •  Notícias

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitar