Fiscalização

Cisabes e Funasa monitoram qualidade da água em Guaçuí/ES

926

Por Redação, fonte SAAE Guaçuí/ES
Publicado em 26/02/2021 às 16:08  •  atualizado há 4 dias

Na segunda-feira (22/02), a Diretoria do SAAE - Guaçuí/ES recepcionou os representantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que deram início a coletas e análises para monitoramento de qualidade da água das Estações de Tratamento de nosso município, bem como dos Distritos de São Pedro de Rates, São Tiago.

A ação contou com a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água da Funasa. Durante cinco dias essa estação esteve a disposição do SAAE. Essa Unidade Móvel é munida de todos os recursos e materiais necessários para fazer as análises de parâmetros exigidos pela legislação, tais como PH, Turbidez, Cloro, Cor, Flúor, Ferro, Manganês, Coliformes Totais, Escherichia Coli.

A Química responsável do Cisabes, Ludimila Zacché, imediatamente visitou a E.T.A do Cristo Redentor para coletar amostras de água. Em seguida visitou as Estações de Tratamento de Água de São Pedro de Rates e São Tiago, enfatizando maior rigor no controle da qualidade  e transparência da água.

"Além das análises de água, vamos dar orientações técnicas sobre as melhores práticas laboratoriais, dentro dos parâmetros exigidos pela legislação. Nosso objetivo é auxiliar as autarquias municipais na garantia de distribuição de água de qualidade para a população. Esse é o nosso compromisso", destacou Ludmila Zacché.

Para Ayrton Silveira, Superintendente Estadual da Funasa, "a vigilância e controle da qualidade da água para o consumo humano é um importante instrumento de proteção à saúde, prevenindo de doenças de veiculação hídrica" O Superintendente afirma que: "A Funasa cumprindo sua missão de promover saúde pública, acredita ser de grande importância o monitoramento da qualidade da água ofertada nos municípios. Sendo assim, em parceria com o CISABES, disponibilizou o seu laboratório móvel capaz de realizar análise de potabilidade da água, garantindo assim a qualidade da água entregue a população".

Para o SAAE de Guaçuí/ES, "a água é um bem precioso, e sua grande preocupação é fazer com que esse bem precioso chegue em cada residência e estabelecimento comercial de Guaçuí, com a a melhor qualidade possível".

Fotos

Cisabes e Funasa monitoram qualidade da água em Guaçuí/ES

van cisabes

https://saaeguacui.es.gov.br/noticia/2021/02/cisabes-e-funasa-monitoram-qualidade-da-agua-em-guacui-es.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitar