Não informado

Como fazer a limpeza da sua Caixa de Água? Aprenda o passo-a-passo.

Uma pergunta: Você consegue se lembrar de qual foi a última vez que a sua Caixa D’água foi limpa, ou você nunca a limpou – lavou e higienizou?

190

Por Prof. Miguel A. Teodoro, fonte Superintendência de Serviços Operacionais
Publicado em 27/05/2021 às 14:48  •  atualizado há 15 horas

Você sabia que o reservatório de água (Caixa D’água), que fornece água para sua residência ou estabelecimento comercial, deve ser limpo – lavado e higienizado – no período de seis em seis meses?

Uma pergunta: Você consegue se lembrar de qual foi a última vez que a sua Caixa D’água foi limpa, ou você nunca a limpou – lavou e higienizou? Saiba que, para a segurança de sua saúde, bem como a saúde de sua família, seu reservatório vai precisar de uma faxina de vez em quando, ou seja, de preferência de seis em seis meses.

Entenda que, após algum tempo de uso, todas as caixas d’água começam a sofrer com o acúmulo de resíduos sólidos, porque eles chegam pela tubulação que atravessa toda a cidade e vão se amontoando no fundo da caixa. Assim, a falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da residência até o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à sua saúde e a da sua família. Reservatórios sem tampa também correm o risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue.

Qualidade da água

A qualidade da água distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guaçuí/ES (SAAE) – ETA Cristo Redentor -, onde a Autarquia recebe a água captada e cujo Tratamento é executado conforme as orientações dos órgãos competentes. Após todo o processo de tratamento, a água tratada é liberada para distribuição e consumo.

Porém, a partir do momento que a água chega à caixa d’água do consumidor, a responsabilidade de preservá-la em ambiente higienizado, ou seja, em reservatório de água - seja residencial ou de estabelecimentos comerciais -, é do usuário que deve manter a sua caixa d’água limpinha.

Como fazer a limpeza da caixa d’água?

Aqui, a gente ensina o passo a passo para quem quer realizar a limpeza da caixa d’água. Algumas horas antes de iniciar os trabalhos, lembre-se de fechar o registro e cortar o fornecimento de água que vem da rua para sua caixa.

Caso você mesmo deseje fazer a limpeza, então, vai precisar de uma escova, água sanitária e um par de luvas, e nem precisa dedicar muito tempo da agenda para isso. A recomendação é de que a limpeza da caixa d’água aconteça a cada seis meses.

Na sequência, dedique o máximo possível da água ainda armazenada para as atividades cotidianas da casa. Evitar o desperdício em todos os momentos é importante. Quando a caixa estiver praticamente vazia você pode iniciar a limpeza.

Para uma perfeita higienização de sua Caixa D’água siga os passos a seguir:

 


 

1. Reserve os equipamentos

Luvas de borracha
Escova de nylon nova
Balde
Panos limpos
Água sanitária... e lembre-se de esvaziar a caixa d’água.

2. Bloqueie o fornecimento

Feche o registro do cavalete da entrada e corte o fornecimento de água que vem da rua para abastecer sua caixa.

Ou, prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.

3. Esvazie a caixa d’água

Evite o desperdício. Use a água ainda armazenada na caixa para as atividades cotidianas.

Quando restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa, você pode iniciar a limpeza.

Hora da Faxina

 


 

4. Feche a saída de água

Com a caixa com apenas um palmo de água, tape a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.

Não esqueça de colocar as luvas antes de começar!

5. Inicie a limpeza

Aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon nova e limpa.

Só água sanitária já é suficiente! Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto na sua caixa.

6. Enxugue a caixa d’água

Com a ajuda de um balde e dos panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.

 


 

7. Volte a encher o reservatório

Abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher de água.

Importante: Mantenha tampada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa.

8. Despeje mais água sanitária e libere a saída da água para o encanamento

Com a caixa novamente cheia, despeje 2 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Aguarde 2 horas. Durante este período, não utilize a água armazenada.

Feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. Deixe que a água desinfetada desça pelo encanamento.

Atenção: Essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas e na faxina da residência.

 


 

9. Volte a encher o reservatório

Com a caixa novamente vazia, abra o registro do cavalete e deixe que o abastecimento seja retomado.

10. Reinicie o abastecimento

Agora, é só tampar a caixa d’água para evitar a entrada de sujeira e a propagação do mosquito da dengue.

Parabéns! Você já pode utilizar sua caixa normalmente. Refaça todo o processo dentro de 6 meses.

Fotos

Como fazer a limpeza da sua Caixa de Água? Aprenda o passo-a-passo.

https://saaeguacui.es.gov.br/noticia/2021/05/como-fazer-a-limpeza-da-sua-caixa-de-agua-aprenda-o-passo-a-passo.html

Publicações relacionadas

Noticia Belíssima Campanha do SAAE - Mimoso do Sul/ES O BOM FUNCIONAMENTO DA REDE COLETORA DE ESGOTO DEPENDE DE CADA UM DOS USUÁRIOS. há 1 mês  •  Não informado

Noticia SAAE INFORMA Problemas técnicos atrasa emissão de contas de água. há 3 meses  •  Não informado

Noticia SAAE RECEBE OFICIO DE AGRADECIMENTO Câmara de Vereadores agradece ao SAAE há 3 meses  •  Não informado

Noticia Morro do Antônio Martins: Uma nova rede de água Nova Administração do SAAE realiza antigo sonho, há décadas, reivindicado pelos moradores do Morro Antônio Martins. há 3 meses  •  Não informado

Noticia Como fazer a limpeza da sua Caixa de Água? Aprenda o passo-a-passo. Uma pergunta: Você consegue se lembrar de qual foi a última vez que a sua Caixa D’água foi limpa, ou você nunca a limpou – lavou e higienizou? há 4 meses  •  Não informado

Noticia Controle ETA  há 5 meses  •  Não informado

Vídeo O uso Racional da Água Vídeo educativo sobre o uso racional da água. há 5 meses  •  Não informado

Noticia Dia das Mães O amor mais bonito que existe e que fazem desse amor o mais belo de todos! Mãe é pilar seguro, colo de amor incondicional, sorriso e palavra que acalmam, que orientam. Para todas as mães... há 6 meses  •  Não informado

Noticia Prestatividade e Dedicação Nos primeiros Cem dias de atividades - ano 2021, o SAAE completa cerca de 1049 serviços prestados à população de Guaçuí/ES há 6 meses  •  Não informado

Noticia Doenças causadas por enchentes – Principais riscos e prevenção Em períodos de chuvas e inundações de rios e córregos, as doenças causadas por enchentes são motivos de grandes preocupações nas regiões afetadas. Portanto, todo cuidado ainda é pouco. há 6 meses  •  Não informado

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitar